A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões


SINOPSE

Esqueça as histórias sobre sereias que você conhece. Esta é uma história diferente — e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida.
Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena?


MINHAS CONSIDERAÇÕES

Essa história foi baseada no conto original de Hans Christian Andersen, escrito em 1837 e em nada se assemelha ao reconto produzido pela Disney. Assim como o conto original, A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões possui uma narrativa visceral que choca e impacta o leitor.

É de partir o coração a associação da forma como as sereias eram tratadas pelos homens no reino dos mares, e a forma como muitas mulheres são tratadas todos os dias, sendo diminuídas, massacradas e desacreditadas. Esse livro traz uma força enorme para o empoderamento feminino.


Apesar de possuir muitas semelhanças com o clássico original, a autora nos trouxe uma história em nossa época, regada por um viés feminista incrível, onde a personagem Gaia, percebe que a única coisa que lhe é fundamental nesse mundo, é a sua própria voz.

Gaia abandonou toda a vida que possuía e o seu bem mais precioso pela idealização de um amor. Quantas vezes já vimos isso acontecendo na vida real? Quantas pessoas já abdicaram de tudo na vida em benefício de algo ou alguém?

A narrativa da Louise é fantástica, me colocou dentro na história de uma forma tão intensa que eu mal percebia as páginas sendo viradas. Gaia e toda a sua força em revolucionar, em descobrir a verdade, e encarar que às vezes cometemos péssimas decisões na vida, mas cabe a nós o poder de reverter-las, me conquistou imensamente e preciso dizer, LEIAM ESSE LIVRO.


QUOTES

“Nós, sereias, não nos deixamos capturar tão facilmente. Somos raras, o que nos torna preciosas. Os humanos que acreditam em nossa existência querem nos capturar e exibir nossos corpos, pois é o único jeito de provar aos seus camaradas céticos que somos reais.”

“... Mas agora eu sei da verdade. Agora eu sei que existe muito mais para conhecer lá fora, mais do que tudo aquilo com que sempre me disseram para me contentar.”

“Vou aguardar meu fim aqui nesse reino de ilusões, o dia em que minha alma vai se dispersar nas ondas e alimentar os peixes.”

“É incrível como fui presunçosa ao abrir mão da minha voz; e quão pouca importância eu dava a ela. Desde que fui silenciada, tudo o eu quero é poder falar.”

“Começo a me questionar se quando chamamos uma mulher de louca não devemos também avaliar a pessoa ao seu lado e ver o que o sujeito andou fazendo para levá-la à insanidade.”



Detalhes

Páginas: 224
Ano: 2019
Editora: DarkSide Books
Skoob

Comentários