Crônicas de espada e feitiçaria


SINOPSE

O gênero de fantasia produziu muitos dos heróis que consideramos inesquecíveis. Personagens clássicos que fizeram do gênero de “espada e feitiçaria” uma sensação, uma pedra fundamental na ficção fantástica – engendrando seus próprios contos de magia e coragem em aventuras imperdíveis.

Gardner Dozois preparou uma seleção e tanto em Crônicas de espada e feitiçaria. Nas mãos de Robin Hobb, Walter Jon Williams, Lavie Tidhar, Garth Nix e George R.R. Martin, vamos rever os personagens FitzCavalaria, da “Saga do Assassino”; o aventureiro Quillifer; o “pistoleiro viciado” Gorel de Goliris; Sir Hereward e Mister Fitz; e, em Westeros, muito antes dos eventos passados em A guerra dos tronos, conheceremos a história de uma rivalidade entre irmãos da Casa Targaryen que teve feitos trágicos e desastrosos.

Esses e outros contos que compõem o volume prestam uma homenagem ao gênero tido como precursor da fantasia épica. Um mergulho profundo e divertido em histórias que, a cada dia, conquistam mais e mais leitores por todo o mundo.


Minhas considerações

Você sabe o que são de fato as crônicas? Basicamente são histórias que refletem a vida social, os costumes, a política e o cotidiano. Fatos históricos nem sempre verídicos que não apresentam ordem de seguimento cronológica. As crônicas se assemelham as antologias, que são uma coleção de trabalhos literários agrupados por temática, autoria ou período. E na obra Crônicas de espada e feitiçaria, temos dezesseis histórias que se assemelham pelos períodos e situações narradas.

Gardner Dozois, um brilhante autor de ficção cientifica, teve a ideia absurdamente incrível de juntar dezesseis grandes escritores que trabalham há muitos anos com o subgênero da literatura fantástica, e criar uma antologia repleta de histórias de magia e feitiçaria.
"Nós somos a nevasca de inverno se lançando sobre uma casa apodrecida por cupins - respondeu ela. - Apenas acelerando a decadência do velho poderemos produzir o renascimento do novo. Somos a vingança de um mundo cansado." (p. 87)
Eu não tenho o habito de resenhar um conto, os acho tão curtos que fico receosa de acabar soltando algum spoiler que desencante a experiência de algum leitor. Então prefiro falar das minhas próprias experiências com esse livro.


A resenha completa se encontra no Blog Resenhando

Detalhes

Páginas: 512
Ano: 2018
Editora: Leya


Comentários