Contos de Chumbo


RESENHA

   O período mais opressor da ditadura militar no Brasil ficou conhecido como “Anos de chumbo”. Teve inicio no ano de 1968 até o ano de 1974 e foi um período tão cruel e sangrento quanto à escravidão.

   A censura impediu exibições em território nacional de filmes, reportagens, fotos, transmissões de rádio e televisão, que mostrassem confusões em que se envolvessem estudantes ou qualquer tipo de manifestação contrária à ditadura militar.


“Indignação e consternação no jornal. Ansiedade nos olhos dos demais jornalistas e funcionários. Os tempos eram de escassez democrática. Perseguição a quem se opunha ao governo e censura a impressa.”

   Como é de conhecimento geral, o regime militar massacrou, torturou, abusou, e matou diversas pessoas que se opunham a ditadura. Acredita-se que quase 500 pessoas foram mortas ou consideradas desaparecidas.

   Foram anos cruéis, e o livro Contos de Chumbo retrata um pedaço da história do nosso país durante esse tempo. 11 contos diferentes, com histórias diferentes, pessoas diferentes, mas todas unidas sob o mesmo ideal.


“Não estava arrependido de ter sido o revolucionário que sonhava com  a classe trabalhadora no poder, porém tinha muitas dúvidas, muitos  companheiros perderam a vida em nome desse ideal.”

   É o homem que foi pego e torturado só por estar em uma passeata, um jornalista morto apenas por ser corajoso e falar a verdade, comunistas lutando por seus ideais e perdendo lideres importantes, é a mãe que perde o filho por ele ser revolucionário e buscar o fim da ditadura.

   São histórias que nos fazem agradecer aos céus por vivermos no período atual e não no passado sangrento. O Autor trouxe contos de ficção, mas que trazem a verdade sobre uma data implacável, cruel e triste em que o nosso país viveu.


Detalhes

Páginas: 98
Autor: Athos Ronaldo 
Editora: Chiado

Comentários