O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas


SINOPSE

Elas vivem nas sombras, ocultas nas trevas da noite, habitando os cantos mais obscuros de nossas mentes. Conhecemos algumas delas através de superstições, fábulas e lendas urbanas. Ou, quem sabe, por meio de contos sinistros sussurrados de geração para geração. Elas. As criaturas estranhas.
Acomode-se ao redor da fogueira e tente não temer os vultos sinistros na escuridão. A DarkSide® Books vai contar uma história para você. Uma não, várias. Uma mais aterrorizante do que a outra. E todas elas podem ser encontradas nas páginas de O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas.
Originado do premiado podcast Lore — cujos episódios se inspiram nas famosas creepypasta dignas de pesadelos —, o livro de Aaron Mahnke encontrou seu verdadeiro lar na editora mais tenebrosa do Brasil.
Imagine que anos atrás havia um especialista em vampiros alugando seus serviços a quem precisasse. Ou que zumbis realmente existem. Ou ainda que há áreas na Islândia que não devem ser visitadas para proteção do mágico povo escondido.
Compartilhando detalhes fascinantes sobre monstros assustadores e bizarros, O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas explora o encanto que nós, humanos, temos por saber o que já houve de fantástico neste mundo em que vivemos. Seja um vilarejo europeu onde gremlins tocam o terror ou uma casa nos Estados Unidos assombrada por um boneco chamado Robert.
As belíssimas ilustrações de M.S. Corley aumentam ainda mais o ar de encantamento que percorre todo o texto. E o “mundo” do título vem bem a calhar: além do podcast de sucesso que contabiliza mais de 180 milhões de reproduções e do livro de arrepiar, o projeto foi transformado em série pela Amazon Prime Video, e já conta com duas temporadas disponíveis em português no Brasil.
A verdade realmente pode ser mais apavorante do que a ficção. Mas quem tem um coração dark batendo no peito gosta — e inclusive pede mais.


MINHAS CONSIDERAÇÕES

Esse livro é diferente de tudo o que já li na vida. As histórias aqui, embora tratem de seres mitológicos como vampiros, zumbis, lobisomens, duendes, dentre outros, são relatos da nossa própria sociedade. Histórias verídicas que deram origem a essas lendas que perpetuam anos e anos de nossa geração.

Ah se vocês soubessem como surgiu a história de seres que se alimentam do sangue de outras pessoas. Seres que estavam mortos, enterrados na mais profunda terra, mas que mesmo assim voltaram à vida e se tornaram os vampiros que as lendas nos ensinaram.

Criaturas Estranhas é um livro repleto de relatos reais sobre seres que conhecemos apenas através da ficção, mas que se originaram da vida real. De pessoas reais que passaram por situações tenebrosas e tiveram encontros com as mais perversas criaturas.

Eu amei a narrativa cativante do Aaron Mahnke, durante a leitura me senti conversando com um amigo enquanto tomava um café. O modo como ele conduz o relato das histórias é tão fantástico e cativante que eu me peguei olhando para trás em alguns momentos para ver se havia algo por perto.

Sim meus caros, esse é um daqueles livros que nos prendem do início ao fim e mostram a verdade por trás das lendas que pensamos ser apenas histórias fictícias para amedrontar, mas que possuem a sua veracidade escondida através dos séculos.

A edição está maravilhosa, da vontade de abraçar o livro e não soltar mais. Venham conhecer as origens das criaturas que provocam o terror no imaginário humano.


QUOTES

“Esse é um efeito colateral de ser criado com histórias de criaturas que querem nos fazer mal. Se há realmente alguma coisa viva embaixo da cama, ou dentro do armário, ou naquele canto escuro e úmido do porão, não tem que ter alguém que se preocupe o suficiente para nos proteger?”


“A morte, porém, é uma realidade para todos nós, gostemos disso ou não. Sejamos jovens ou velhos, ricos ou pobres, saudáveis ou doentes, a vida é uma longa jornada por uma estrada que percorremos até ela acabar.”

“Acidentes acontecem. Ideias e conceitos ainda se esquivam de nossa mente limita. Somos humanos, afinal. Não deuses.”


“O demônio, em muitos sentidos, era o destino. Se acontecia com você, havia uma razão; provavelmente, a culpa era de uma dessas coisinhas. Ao longo da história e das culturas, o demônio teve vários nomes. O folclore árabe tem o Jinn. Romanos falavam de um acompanhante pessoal conhecido como Genius. No Japão, existem histórias do Kami, e culturas germânicas mencionam o Fylgja. As histórias e os nomes podem ser exclusivos de cada cultura, mas a essência de todas elas é a mesma; alguma coisa está interferindo na humanidade, e não gostamos dela”


“Como vimos muitas vezes antes, histórias tem uma tendência de se espalhar como doença. Às vezes porque existe nelas alguma verdade, mas com freqüência é  por causa do medo.”

“A mente humana está sempre resolvendo problemas, mesmo quando estamos dormindo e não temos consciência disso. O mundo está cheio de coisas que nem sempre entendemos e, na tentativa de lidar com a vida, racionalizamos.”


“O medo é uma faísca alimentada por grandes multidões, e nas condições adequadas pode tragar uma cultura.”

“Vemos o que queremos, sejamos céticos ou crentes. Usamos nosso par de lentes coloridas que colore o mundo que vemos. Às vezes, isso nos faz descartar as coisas às quais devemos dar mais atenção. Outras vezes, nos convence de que o inexplicável é inegável.”


“Às vezes o folclore entra em nossa vida e nos empurra numa direção na qual nunca pensamos que tomaríamos. Ao longo dos séculos, tem levado as pessoas a assassinar, roubar, abusar e construir regras sociais que oprimem outros tipos de pessoas. Desse modo, o folclore costuma ser uma desculpa para um péssimo comportamento.”


Detalhes

Páginas: 256
Editora: DarkSide Books
Ano: 2019
Skoob

Comentários