A Mulher Com Olhos De Fogo


SINOPSE

"Um dos livros mais francos e radicais sobre a vida feminina, de todas as origens, em todas as partes do mundo.” THE GUARDIAN Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência. “Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir... até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão. Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus. O que acontece com ela é o despertar feminista de uma mulher. A AUTORA: NAWAL EL SAADAWI, 87, é uma escritora, ativista, médica e psiquiatra feminista egípcia. Saadawi foi presa pelo presidente Anwar al-Sadat em 1981 por supostos “crimes contra o Estado”. Ela escreveu muitos livros sobre as mulheres no Islã, e se dedica, em especial, à luta contra a prática da mutilação genital feminina no Oriente Médio. Nawal é tratada como “a Simone de Beauvoir do mundo árabe”. Seus livros já foram traduzidos para mais de 28 idiomas e são adotados em universidades do mundo inteiro. Seus discursos atualmente se concentram na crítica à tentativa de normalizar o que ela considera a opressão aos costumes das mulheres na África e Oriente Médio. Depois de quatro décadas da revolução islâmica, muitos já consideram normais as restrições aplicadas às mulheres, incluindo as próprias mulheres. “A Simone de Beauvoir do mundo árabe”. REUTERS

MINHAS CONSIDERAÇÕES

NECESSÁRIO, essa é a palavra que uso para definir esse livro. Mas necessário o que? O pleno conhecimento do que acontece com mulheres ao redor do nosso mundo, o sofrimento, as péssimas condições de vida, e a diminuição delas perante a sociedade. Necessário é termos o conhecimento real do que ocorre com essas mulheres.

Ser mulher não é fácil nessa sociedade machista e antiquada que vivemos, e quando paro para pensar que ao redor do mundo, mulheres são tratadas de forma tão repulsiva e covarde, eu sinto lágrimas escorrerem pelos meus olhos, e uma vontade enorme de fazer algo para acabar com isso.

Esse livro me trouxe uma das realidades mais tristes e lamentáveis até hoje. E sabem o que mais choca? Isso não é apenas uma história de ficção, é um relato da vida real, de uma mulher que está prestes a ser morta.

Morta por uma sociedade que nunca lhe estendeu as mãos, que nunca acreditou em seu potencial, que sempre a jogou no chão e nunca permitiu se levantar. Essa é a história de Firdaus, uma mulher marcada pelo sofrimento, pela dor e pela maldade humana. Principalmente entres os homens de sua própria família que passaram por sua vida.

Eu me senti dilacerada com essa leitura, em apenas 160 páginas eu refleti anos da minha vida, da nossa sociedade e do nosso mundo. Eu não consigo imaginar o que se passou no coração e na mente de Nawal enquanto ela ouvia o relato da história de Firdaus, lágrimas, choque, pavor e medo me rodearam ao longo das páginas, então imagine ouvir tudo isso pessoalmente? Dos lábios da própria mulher sentenciada a morte.

A Faro Editorial merece todos os aplausos do mundo por ter investido em trazer uma história assim, esse livro é forte, mas as palavras descritas aqui são extremamente necessárias.

QUOTES

“Eu tinha a impressão de que essa mulher que havia matado um ser humano, e estava ela mesma prestes a ser morta, era uma pessoa muito melhor do que eu.”


“- Você deve ser mais dura que a vida, Firdaus. A vida é muito dura. As únicas pessoas que realmente vivem são as que conseguem ser mais duras que a vida.”


“Era como se dinheiro fosse uma coisa vergonhosa, feita para ser escondida, um objeto pecaminoso que era proibido para mim, mas tolerável nas mãos de outros, nas mãos daqueles que pareciam os únicos a terem o direito a legitimidade de possuí-lo.”


“O ser humano não é capaz de lidar com uma dupla derrota. Isso pode explicar por que estão sempre tentando subir ao poder. Ter poder sobre outras pessoas lhes confere um sentimento de supremacia. E isso os faz sentir vitoriosos, afastando-os da derrota. Assim, ocultam o fato de que são essencialmente vazios por dentro, apesar da impressão de grandeza que tentam causar nos outros ao seu redor, a única coisa que importa para eles.”


“Pois é muito raro que as pessoas consigam em alguns poucos anos perceber as verdades da vida: simples, porém impressionantes e poderosas.”





Detalhes

Páginas: 160
Ano: 2019
Editora: Faro Editorial
Skoob

Comentários