Jane Eyre


SINOPSE

Jane Eyre, romance de estreia da consagrada e renomada escritora inglesa Charlotte Brontë, narra a história de vida da heroína homônima. Quebrando paradigmas e criticando a realidade vitoriana da época, Jane Eyre desafia o destino imposto às mulheres e as posições sociais que elas deveriam ocupar. Recheado de características góticas, o romance possui personagens inesquecíveis e transformadores, como a figura do misterioso Rochester, patrão de Jane e peça vital da narrativa.

MINHAS CONSIDERAÇÕES

Essa foi uma daquelas leituras que me fez sentir um fluxo de emoções, sorri, sofri, senti e percebi o quanto as pessoas podem ser cruéis, mas o quanto podem ser generosas também. Jane Eyre se tornou uma amiga ao longo das páginas, alguém em quem eu me via em diversos momentos. Também tenho o gênio tempestuoso e não seguro a língua quando preciso falar o que realmente quero.

Acompanhar o crescimento de Jane, assim como todas as suas tribulações, aventuras e surpresas, foi algo que me cativou grandiosamente na história. Os personagens secundários possuem uma graça própria, e embora eu tenha amado alguns, outros eu detestei profundamente e só queria que sumissem da narrativa o mais rápido possível.

A narrativa em primeira pessoa foi tão intensa, que por muitas vezes me senti dentro da história e pensava se tudo aquilo era ficção, ou eram as lembranças de uma pessoa que realmente existiu. Jane é uma pessoa de espírito livre, e essa é outra característica que se assemelha a mim.

Apesar de O morro dos ventos uivantes continuar sendo o meu livro preferido entre as irmãs Brontë, Jane Eyre se tornou uma história que levarei comigo pelo resto dos meus dias. Recomendo de todo o coração que conheçam essa personagem que parece ser de fato uma pessoa real, que me conquistou do inicio ao fim, e embarquem em sua história de vida repleta de grandes emoções.

“Não sou um pássaro e não fui presa em uma armadilha. Sou um ser humano livre com minha vontade independente.”



Detalhes

Páginas: 780
Ano: 2014
Editora: Martin Claret
Skoob

Comentários