Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco de Fleet Street


SINOPSE

Famosa graças às adaptações para o teatro e para o cinema, a lenda do barbeiro demoníaco da Fleet Street chega pela primeira vez ao Brasil em seu enredo original. Publicado em 1846 sob o título “O Colar de Pérolas”, o livro conta a história da macabra parceria entre um barbeiro assassino, Sweeney Todd, e a fabricante de tortas mais famosa da cidade, a sra. Lovett, que desenvolveram juntos um modelo de negócio muito lucrativo e, ao mesmo tempo, muito perigoso.
No entanto, mistérios colocam em risco a sociedade aparentemente bem-sucedida: o desaparecimento de um forasteiro e seu colar de pérolas, a busca incansável de uma jovem apaixonada pelo seu amado e o terrível cheiro nas câmaras subterrâneas da Igreja de St. Dustan. Sweeney Todd é um dos primeiros clássicos da escrita britânica de horror. Ele combina a história de assassinatos em série com um subenredo romântico envolvendo decepção, disfarce e investigação, tendo como pano de fundo as ruas escuras e desagradáveis de Londres.


MINHAS CONSIDERAÇÕES

A Inglaterra da época vitoriana é algo que sempre me atraiu, esse cenário encantador e bizarro, é considerado um dos períodos mais importantes da história britânica. Sou encantada pelo filme Sweeney Todd de Tim Burton, imaginem a minha surpresa e ansiedade quando vi que a @edirorawish lançaria o livro que inspirou a um dos meus filmes preferidos.

A narrativa é bastante cativante, mesmo sendo escrita conforme os costumes da época, a leitura é tão fluida que eu mal me dava conta e já havia lidos mais de 20 páginas em poucos minutos. Sweeney é um ser humano desprezível, mesquinho e cruel. Suas motivações me deixaram chocada. Eu amo histórias que produzem esse horror no leitor, creio que a experiência durante a leitura se intensifica profundamente.

Os personagens secundários são maravilhosos e dão graça e cor a história. A luta pelo amor perdido de uma jovem dama, o garoto amedrontado que só quer que a verdade apareça e o ajudante da sra. Lovett que não aguenta mais ver as famosas tortas.

A edição está incrível e cheia de ilustrações, recomendo com todo o coração que venham conhecer a história macabra do barbeiro demoníaco de fleet street.


QUOTES

“Ademais, não poderiam dizer nada de mau sobre ele, apenas que o consideravam esquisito e, levando em conta que é um crime e uma contravenção ser esquisito nesse mundo, não nos surpreende ver que Sweeney Todd não era nem um pouco admirado.”

“Há momentos e épocas em que sabemos estar ouvindo a voz majestosa da verdade, e há tons que entram de vez no coração, levando com eles uma certeza da sinceridade que nem o tempo nem as circunstâncias conseguem alterar.”


“...sofremos muito mais pelo medo das coisas que nunca se tornam realidade do que pelas reais calamidades que nos acometem num baque.”

“É impressionante que quando um pensamento deixa uma forte impressão, é com grande rapidez que uma onda de evidências aparece para reforçá-lo.”


“Quando um homem como Sweeney Todd se determinava a pensar, não restava dúvida de que alguma coisa muito grave estava sendo planejada.”

“Quem conhece bem a mente humana sabe que as pessoas dão pouco valor para as coisas que conseguem com facilidade, e as coisas que elas querem, mas que parecem fora do alcance, ganham cores muito interessantes, e pessoas procuram diversos modos de consegui-las.”



Detalhes

Páginas: 320
Ano: 2018
Editora: Wish
Skoob

Comentários