Surpreendente!


SINOPSE

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivia decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.

A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

MINHAS CONSIDERAÇÕES

Esse livro foi uma daquelas surpresas boas que a vida nos dá. Por diversas vezes vi pessoas elogiando ele por aqui e sempre me batia aquela vontade de pegar logo o meu exemplar e embarcar na leitura. Porém creio que tudo na vida tem o momento certo de acontecer, e foi só ao ver o post da minha amiga Leila sobre uma leitura coletiva diretamente com o autor, que eu finalmente embarquei em Surpreendente.

A história do Pedro me sensibilizou, emocionou e abriu os meus olhos para as pequenas coisas da vida. Me diverti muito ao longo da leitura, mas também chorei e meu coração ficou apertado.

Amo cinema e amei todas as citações a grandes clássicos das telonas. Amei as aventuras dos quatro amigos e a grande amizade entre eles. Recomendo esse livro com todo o coração. Surpreendente é realmente surpreendente!

Citações

“- ... o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.”

“— Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?”

“-... A vida é uma bosta pra muita gente, meu caro. E nem todo mundo resolve se trancar em casa por conta disso. Aliás, a maioria das pessoas tenta reverter a coisa e tornar sua existência um pouco mais digna.”

“— Nem toda semente que a gente planta dá árvore ou flor. A maioria morre, poucas vingam.”

“— A minha maior canção de todos os tempos é o som da sua voz e o silêncio da sua respiração, menina. Toda vez que eu puder sentir sua presença, ou todas as vezes que estiver longe e puder me lembrar de você lá na cachoeira dizendo “confia em mim”, nada vai me deixar triste.”


Detalhes

Páginas: 272
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Skoob

Comentários