Raio de Sol


“O amor é um conceito elusivo, irreal e estranho. Sei que algumas pessoas sentem e não é que eu tenha o coração endurecido. Sou otimista, mas acima de tudo sou realista. Minha vida não vai seguir um conto de fadas, e tudo bem. Minha vida é a realidade. E, na minha realidade, as pessoas não se apaixonam, se casam e vivem felizes para sempre, porque a vida é complicada. E confusa.”
SINOPSE

Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.
“Na hora que você pensa que conhece alguém, essa pessoa muda. Ou você muda. Ou os dois mudam. E isso muda tudo.”

MINHAS CONSIDERAÇÕES
“... porque, por mais que eu tente não pensar e não deixar a vida me deprimir, às vezes ela me deprime. E não quero isso. Porque a vida é um dom.”
De todos os livros tristes que eu já li, Raio de Sol conseguiu com louvor o segundo lugar. Acho que o primeiro sempre será de Nossa Música, não consigo nem pensar, falar ou olhar para ele na estante sem sentir os olhos marejando e um aperto horrível no coração.

Voltando a Raio de Sol, a capa e o titulo me remetiam a uma história alegre. Ao ler a sinopse percebi que algo estava errado e eu teria muitas surpresas pela frente, mas nada (e quando digo nada é nada mesmo) havia me preparado para a dor que seria ler esse livro.

A história é belíssima, não me entendam mal. Eu me encantei pela narrativa, pelos personagens, por tudo o que o livro me ofereceu. Exceto ao real motivo de toda a dor que realmente essa história possui. Não foi fácil dar prosseguimento a leitura quando eu descobri qual era o verdadeiro segredo do mundo de Kate, demorei mais de dois dias para conseguir ler os 12% que faltava para concluir o livro.

Passei o inicio da história rindo, me encantando e aprendendo com a Kate. Meu Deus como essa personagem é incrível. Me vi nela em tantos modos, no amor pela musica, o encanto pelo rock clássico, a maneira de colocar os amigos sempre em primeiro plano, o vocabulário (p$rr@/cara), e a paixão por camisas diferentes. Sei que esqueci algumas coisas, mas essas foram as que mais me marcaram. Creio que nunca um personagem me ensinou tantas lições ao longo de um livro, e pretendo guardar no coração cada um dos conselhos da Kate, minha querida guerreira.

VOCÊ É CORAJOSO, FAÇA ÉPICO!

Não consigo falar mais sobre esse livro sem acidentalmente soltar algum spoiler (coisa que devemos evitar né mores), só preciso dizer que amei a história, e mesmo não concordando com o motivo do segredo que a autora utilizou, esse livro se tornou um dos meus queridinhos.

Keller e Gus, meu coração literário agora é de vocês dois.
“Ler é uma fuga do mundo externo. Todo mundo precisa de um pouco disso para manter a sanidade.”
“- Se você começa um livro e depois de dois capítulos decide que não gostou é uma coisa, mas quando chega na metade, não dá para voltar. É obrigação.”


Detalhes

Páginas: 448
Ano: 2016
Editora: Planeta
Skoob

Comentários