Slender Man: Pesadelo Sem Rosto


Ontem finalmente assisti Slender Man o filme e preciso dizer: que perda de tempo. Confesso que estava com as expectativas nas alturas em relação a esse filme. Além de curtir a lenda do Slender Man, o trailer prometia um bom filme. Fora o fato de ter a Joey King no elenco, que arrasou em Invocação do Mal 1.

Você não conhece a lenda do Slender Man? Não seja por isso, vamos resolver essa questão agora.


Por mais que a gente saiba que as lendas urbanas são histórias inventadas e contadas muitas vezes, a verdade é que uma ou outra acaba nos assustando de verdade. Um boa prova disso é a lenda do Slender Man, que em inglês quer dizer, basicamente, “homem magro ou homem esbelto”.
Embora existam várias versões para a história assustadora desse personagem, a verdade é que o Slender Man foi inventado por Victor Surge’ Knudsen, um americano que vive no Estado da Flórida. Em 2009, ele concebeu a imagem de um homem alto, muito magro, de braços e pernas excepcionalmente los e sem rosto para um concurso de Photoshop.
De acordo com o criador, o Slender Man foi inspirado nas histórias e nos personagens do Stephen King (autor de It, A Coisa e Carrie, a Estranha; por exemplo), mas que ele nunca teve a intenção de causar terror nas pessoas.
Apesar disso, a imagem saída da cabeça de Knudsen ganhou a internet há alguns anos e muitos juram já ter visto aparições desse ser misterioso e mortal. Os relatos mais comuns de suas aparições, aliás, vem do Japão e da Noruega, mas muitos brasileiros juram já ter visto o Slender Man por aí.
Supostamente, o homem magro se trata de uma criatura maligna, capaz de esticar seus membros e o próprio tronco da forma que bem entender a fim de causar medo e seduzir suas vítimas.
Para observar as pessoas que pretende capturar, o Slender Man seria até mesmo capaz de se passar por um poste, no escuro; ou uma árvore, com seus dedos que podem assumir formas de tentáculos.
De acordo com as lendas, as presas preferidas do Slender Man são as crianças. Antes de capturá-las e acabar com suas vidas, ele costuma vigiá-las de longe, como é possível notar fotos que, supostamente, mostram o personagem ao fundo,acompanhando suas vítimas em vários momentos.
Apesar disso, alguns adultos acreditam também ter visto o Slender Man em locais com muita neblina e árvores, próximo de rios ou de florestas e até mesmo em salas e quartos à noite, quando as pessoas esquecem suas janelas abertas.
A lenda do Slender Man é levada tão a sério em alguns lugares que até mesmo crimes já foram cometidos por causa dele.
Em 2014, no estado americano de Wisconsin, por exemplo, duas adolescentes mataram uma colega de escola esfaqueada por acreditarem que o Slender Man mataria suas famílias caso elas são lhe fossem leais.
A história do homem esguio e perverso teria sido contada a elas por uma outra colega. As duas garotas, então, atraíram a vítima que escolheram até um bosque e a esfaquearam 19 vezes.
O caso, aliás, foi retratado no documentário Beware the Slender Man, da HBO. Você pode assistir o documentário clicando aqui.










Confira o trailer do filme:


SINOPSE

As amigas Wren, Hallie, Chloe e Katie levam uma vida entediante no colégio. Quando ouvem falar num monstro chamado Slender Man, decidem invocá-lo através de um vídeo na Internet. A brincadeira se transforma num perigo real quando todas começam a ter pesadelos e visões do homem se rosto, com vários braços, capaz de fazer as suas vítimas alucinarem. Um dia, Katie desaparece. Como a polícia não dispõe de nenhuma prova para a investigação, cabe às três amigas fazerem a sua própria busca, enfrentando a criatura.


Depois desse trailer era de se pensar que teríamos um bom filme correto? Quem dera tivesse acontecido isso. Temos é uma hora e meia de um enredo fraco, diálogos forçados, cenas cansativas e mal elaboradas, um dose vergonhosa de tentativas de assombros inúteis e personagens nem um pouco reais. Nem a Joey King conseguiu me cativar nesse filme. 

O que uma pessoa espera ao ver um filme de terror? Basicamente é aquele friozinho na barriga de pavor, as doses intercaladas de panico e susto a cada cena macabra e a sensação de amedrontamento ao terminar o filme. Mas esses sentimentos passaram longe, beeeeeem longe de Slender Man o filme.

A narrativa não conseguiu estabelecer um ponto fixo e deixou inúmeras pontas soltas na história. E o final? Meu Deus do céu, aquele final foi um desrespeito com o telespectador. Corrido, apressado e muito mal feito.

Não recomendaria esse filme nem para o meu pior inimigo. Ou recomendaria, não sei. Mas caso você tenha assistido e gostado, sinto muito pela minha consideração negativa. Gosto não se discute né? hehe












Ficha técnica

Data de lançamento 23 de agosto de 2018 (1h 34min)
Direção: Sylvain White
Elenco: Joey King, Julia Goldani Telles, Jaz Sinclair...
Gênero: Terror

Comentários