Encontro (Sublime #3)



SINOPSE


Luísa Alves é uma historiadora brasileira fascinada pela história de um reino europeu há muito extinto. Direcionou sua vida para a concretização de um sonho que lhe parecia impossível em razão da sua origem humilde: passar seis meses entre França e Itália a fim de realizar pesquisas para o seu mestrado.
Com objetivos sempre muito bem traçados e o importante apoio de seu noivo, ela embarca sozinha para a experiência mais fantástica e esperada de sua existência.
Em meio a aprendizados e descobertas, novas amizades surgem e Luísa se vê cada vez mais encantada com tudo que a cerca.
Por causa da sua postura extremamente racional e personalidade contida, não é capaz de perceber que, aos poucos, um de seus amigos passa a despertar nela sentimentos mais intensos, profundos, contraditórios.
A alegria e a satisfação que a dominam diante da experiência tão desejada a levam a libertar características desconhecidas de si própria. No entanto, tudo parece ter sido um erro quando um fato a lança de volta à realidade, obrigando-a a avaliar o que seria mais importante em sua vida.


Minhas considerações


“Aos treze anos, Luísa era uma excelente aluna e chamava a atenção pelo seu jeiyo espontâneo, alegre. Foi quando leu a respeito de Moreau-Leclerc pela primeira vez em razão de um trabalho que teve que apresentar na escola. Encantou-se profundamente com a história da rainha Isadora de Noyers, primeira mulher de uma dinastia secular a governar o país..” (p. 9)
Eu amo a profissão que escolhi seguir, mas se pudesse escolher outra daqui alguns anos, seria ser historiadora. Acho incrível estudar e descobrir o passado humano em seus vários aspectos. E o fato de Luísa ser uma historiadora que pesquisa sobre o reino extinto de Moreau-Leclerc me fizeram apreciar imensamente essa história.

“Embora gostasse de agradar a pessoa com quem estivesse, de fazer surpresas, dar presentes, não pensava que mudaria totalmente sua vida, que deixaria tudo para trás por alguém ou que morreria de infelicidade por um amor não correspondido.” (p. 59)
Apesar de não haver ligações obrigatórias entre os três livros dessa série, as pesquisas e descobertas de Luísa citam muitas coisas sobre os primeiros livros, e eu amei esse fato. Pude voltar ao início de tudo dessa forma, mas de uma maneira diferente, pelos olhos de alguém do nosso século.

“-... É sobre a esposa de um dos grandes reis de Moreau-Leclerc, Felipe III, filho da Isadora... Onde você encontrou? Não vi muitos livros que tratem especificamente da vida de Giulia Del Prete...” (p. 153)
Se eu já sentia vontade de conhecer outros lugares fora do Brasil, após essa leitura decidi que um dia visitarei a França e a Itália, em meu futuro tour pela Europa rs. Pude sentir na pele as emoções e os encantamentos de Luísa ao descobrir uma nova cultura, um novo país e novas aventuras.

“- Imagino que no século XV algumas coisas poderiam ser justificadas. Hoje, entretanto, ninguém, precisa estar com uma pessoa se não for para ficar só com ela.” (p. 156)
Creio que nunca torci tanto pela felicidade de um personagem literário, como torci pela da Luísa. Essa viagem não serviu apenas para realizar um sonho de criança, mas também para se encontrar como pessoa e como mulher. Foram seis meses de questionamentos e sentimentos conflituosos que fizeram com que ela repensasse uma grande decisão que iria tomar em sua vida.

Particularmente me senti divida durante a história, uma parte desejava que Luísa fosse racional, seguisse a lógica e fugisse do que poderia lhe causar algum problema, em contrapartida, outra parte desejava que ela fosse feliz e seguisse o seu coração. Confesso que essa dualidade de sentimentos foi um dos pontos altos da história, deu uma humanidade incrível a personagem e mostrou que ela é gente como a gente. Afinal, quem nessa vida está preparado para as surpresas do destino?

Recomendo essa série completa com todo o coração. Venha se encantar pela era medieval com Sublime e Incondicional e encante-se também por uma história emocionante, sensível e que despertará deliciosos conflitos em sua mente.

“Nunca imaginou que pudesse sentir tanto a falta de alguém. Era como se sua alma tivesse sido dividida à força e uma das partes se perdido.” (p. 278)


Detalhes

Páginas: 285
Ano: 2017
Editora: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Nota: 4
Skoob

Comentários