Eve & Adam


SINOPSE

Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.


MINHAS CONSIDERAÇÕES

Sabe aquelas promoções irresistíveis que aparecem nas livrarias físicas? Pois é, foi assim que conheci a história de Eve & Adam. A capa me chamou atenção, achei diferente e fiquei curiosa com as informações que o livro trazia sobre a história.

A história é muito diferente de tudo o que eu já li, uma mescla de ficção cientifica com romance adolescente e uns toques de suspense. Eve me surpreendeu, embora a vida que leva, a faça ser considerada uma jovem metida e arrogante, ela é alguém que se preocupa com os outros acima de tudo. Principalmente com a sua amiga Asling, que possui alguns parafusos a menos. Essa relação de amizade entre as duas, embora a primeira vista seja algo bacana, analisando profundamente vemos que não tem nada de bom nisso. Os autores souberam representar muito bem aquele tipo de amizade tóxica onde uma pessoa sempre leva vantagem sobre a outra. Asling não é uma má pessoa, só não consegue entender o que é o mundo real, e isso foi algo que me incomodou ao longo da história.

O acidente de Eve e as consequências do mesmo, e tudo o que isso acarreta ao longo da história, me fizeram ficar embasbacada. Alguns acontecimentos foram previsíveis, mas ao decorrer da história surgiram plot-twists que deram uma nova cara a narrativa.


Pensei que esse seria um livro que contestaria Deus, por isso me senti um pouco insegura em levá-lo para casa, mas preciso dizer que não encontrei fatos assim aqui. Claro que há aquela divergência clássica entre ciência e religião, mas nada que me causasse mal estar ao longo da leitura. Pelo contrario, mesmo que se trate de uma ficção, pude perceber até que ponto a ciência humana tem planos de avançar.

Alguns personagens me causaram uma revolta imensa, outros me trouxeram certo alivio cômico. Gostaria de falar mais sobre a construção do enredo e dos personagens, porem como a história não se alonga, poderia soltar algum spoiler involuntário. Eve & Adam é um livro diferente, com toques de loucura na ciência.

Fiz essa leitura com a minha amiga Lary que comprou o livro junto comigo, e a minha amiga Leila.

QUOTES

“O fato de conseguir pensar, sendo que minha perna foi , há pouco, arrancada e colada de novo, é um milagre, e eu me sinto grata pelos pensamentos aleatórios que passam pela minha cabeça.”


“Quando você está no ensino médio, analisando os garotos, e você descarta todos aqueles que procuram a garota perfeita, todos os infantis, bobos chatos, malvados ou obcecados por sexo, não sobra muita coisa.”


“Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?”


“Não tem como ignorar algo que já se sabe. Quando você fica sabendo, não tem jeito. Quando fica sabendo, sente-se motivado a agir.”





Detalhes

Páginas: 272
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Skoob

Comentários