A Última Peça


SINOPSE

João Pedro e Bia se conheceram aos 14, namoraram sete anos e há outros sete tentam se esquecer. Um ascendeu na carreira, mudou de cidade e de nome, e acredita ter deixado os fantasmas para trás. O outro teve que aprender a viver sem suas memórias, inteiramente apagadas pela queda.
Anos depois Pedro e Bia voltam a se encontrar. Ela procura emprego na editora onde ele trabalha, sem saber que quem a entrevista é seu ex-amor. O que deveria ser um encontro hostil torna-se uma série de mal-entendidos, e eles acabam se reaproximando. Mas como perdoar tudo que fizeram ao outro, se apenas um deles se lembra dos fatos? Como lidar com sentimentos que ressurgem desordenados,que nos fazem questionar quanto de nossa essência vive a despeito da memória?


MINHAS CONSIDERAÇÕES

Sabe quando um livro te surpreende do inicio ao fim? Quando você dorme e acorda pensando na história, pensando nos personagens e pensando em como a autora teve tanta criatividade e sensibilidade para dar vida a uma narrativa linda? Pois é, isso tudo aconteceu comigo em relação A última peça.

A história me emocionou, sensibilizou e me fez pensar em como a vida é uma inconstante variável repleta de surpresas e peripécias. A autora conduziu a narrativa de uma forma bem curiosa. Havia um segredo entre os personagens, e pelo fato de Bia não possuir suas memórias completas e Pedro sim, a cada capítulo uma pequena revelação sobre o segredo principal me deixava louca de ansiedade em desvendar esse livro.


Apesar de a história ser focada em Pedro e Bia, alguns personagens secundários me arrancaram gargalhadas, gosto disso em uma narrativa. Sinto que a leitura se torna ainda mais fluida.

A última peça foi um daqueles livros que me trouxeram lições e ensinamentos que levarei para a vida inteira. Aprendi que o amor verdadeiro consegue passar por cima de todas as adversidades da vida, e que o perdão é o sentimento mais puro do mundo.

Fiz essa leitura com a minha amiga Ju do Ig @continuarlendo, e agradeço a ela por me motivar a ler esse livro.


QUOTES

“- Sempre está na nossa cabeça – digo como se dissesse aquilo para mim. – Nossas limitações físicas, nossas limitações emocionais, nossas lembranças e memórias. Não lute contra elas. Deixe o passado voltar.”

“Todos passamos em um momento ou outro por períodos de depressão. De mania, de falta de concentração, de crises pessoais ou dor. É um golpe sujo nos livrar de alguém quando este mais precisa de apoio.”


“Amor não sacia. Ao contrario de comida, não enjoa. Inventamos desculpas para continuar recebendo. Mendigamos e imploramos de joelhos por mais. Este é o famoso cinismo do viciado: só mais uma vez.”

“Lembro dessa canção antiga, que falava sobre essa crença de que há para duas pessoas que se amam um destino. E por muito tempo achei que isso não existia, que somos uma coisa depois da outra, nada maior nem especial. O que ninguém me avisou é que, se pensar assim, você não pode olhar para trás. E se olhar para trás, não demore a virar de volta. Não há crença no acaso quando, ao olhar para o passado, você enxerga quem um dia amou acenando com saudades.”


“Não existe nem existirá momento na sua história mais aterrorizante que saltar no vazio na esperança de que algo tão etéreo como o amor vá te segurar. O que acontecerá com você depois do pulo não está exatamente nas suas mãos. Está nas mãos das estrelas, do acaso, na inevitável sucessão de eventos desencadeados por um arbítrio não-tão-livre-assim.” 



Detalhes

Páginas: 239
Ano: 2016
Skoob

Comentários