Mirta Vento Amarelo


RESENHA

   Quem aqui não é louco por uma boa história envolvendo dragões? Essas criaturas mágicas tem o poder de encantar qualquer tipo de leitor. E Crianças super desenvolvidas que dão um show de inteligência e conhecimento em muitos adultos? Mirta Vento Amarelo era uma dessas crianças.

“Com plena convicção posso afirmar o seguinte: ninguém nasce grande. Viemos ao mundo pequenos em corpo e essência e há quem permaneça dessa forma até o fim de seus dias.” (página 30)

   Uma menina com seus 12 anos de idade, conhecida por ser pesquisadora, investigadora e dotada de uma inteligência fora do comum, essa era a nossa pequena Mirta dos cabelos amarelos. Seria alguém a frente de seu tempo? Ou apenas uma criança precoce?


“Mas a vida é como água, meus amigos. Não existe espaço que ela não tente, com todas as forças, preencher” (página 89)

   Em uma viagem a capital, que teria tudo para ser considerada normal como tantas outras, um imprevisto faz a carroça metálica de Mirta precisar de ajuda para voltar a andar, afinal a falta de chuva fez com que muita poeira entrasse no motor do peculiar transporte. 

“– Eu... eu... estou impressionado. Como pode uma criança ser tão esperta?
Os óculos de Mirta reluziram quando ela jogou os cabelos para trás:
– Não sou qualquer criança. Sou Mirta Vento Amarelo.” (página 99)


   Ao avistar de longe o fogo de um possível incêndio, ela resolve ir até a origem do caos e procurar ajuda para sua carroça. Mas o que Mirta jamais esperaria encontrar por lá seria um dragão.

   Bastante ferido e precisando de cuidados, Brinaff o dragão, conta para a pequena garota o que de fato aconteceu com ele. Soldados desconhecidos de armaduras alvas estão caçando os membros de sua espécie e arrancando suas carapaças sem motivo nenhum.

“– Eu faço suposições, como se desenhasse uma estrada por onde pisar. Uma vez que encontro a verdade, não tenho problema algum em jogar tudo o que eu acreditava para o espaço.” (página 122)


   De acordo com Brinaff até mesmo Corff, o grande deus/rei dos dragões, pode estar correndo perigo. E se algo acontecer com o rei, a natureza inteira sentirá o impacto e os humanos estarão perdidos.

“Esse é o poder do choro: quando os homens choram, são capazes de esquecer, por um instante, de que são animais.” (página 207)

   Como adoradora de um bom mistério, Mirta fica extremamente curiosa sobre toda a história e decide começar uma investigação. Junto de seu amigo de penas Cerúleo e Brinaff o dragão, embarca em uma aventura cheia de mistérios e grandes riscos. A vida das pessoas em Virídea pode estar a um fio de terminar, e caberá a Mirta Vento Amarelo cuidar desse assunto.

“– Pegadas contam não só histórias, Nil. Contam também a idade dessas histórias. Com o tempo, você aprenderá tudo isso. Inclusive a velocidade com que um animal se deslocou, a direção na qual ele o fez e até mesmo seu estado mental quando pisou no chão.” (página 248)

   Que fantasia maravilhosa meus caros! Uma narrativa cheia de mistérios, suspenses, reviravoltas capazes de deixarem o leitor de queixo caído e querendo mais do que tudo na vida um segundo livro haha.

“– Houve um tempo, minha cara, em que os dragões formavam uma sociedade austera e orgulhosa, de fato. Não como hoje, quando somos tidos como monstros malignos ou aberrações que devam ser caçadas e exterminadas. Foi uma época em que nos dividíamos em classes reais; tínhamos tarefas e deveres a cumprir para conosco e o mundo.” (página 255)

   André criou uma história única e fantástica, algo totalmente fora do padrão e ao mesmo tempo com um sentimento de coisa antiga. Vocês conseguem entender a dualidade disso? O autor inovou de uma forma linda, mas não perdeu a essência que dá a grande mágica as histórias de fantasia que tanto amamos.


“– Exatamente – concluiu ele, depois de uma pausa. Medo e ignorância são a mesma coisa. Dois lados da mesma moeda.” (página 260)

   Um núcleo enorme de personagens com vidas próprias, dramas próprios e histórias peculiares. Mas não se assuste meu caro leitor, cada personagem nesse livro faz parte da grande rede de mistérios que é desenrolada ao chegarmos às ultimas páginas.

“Até que ponto Mirta dizia a verdade? Ele continuava pensando. O que podia haver de tão grave nos intentos do rei para chamar a atenção da garota?” (página 492)

   É impossível não se encantar pelos cenários, lendas e personagens que conhecemos ao longo da história. Mirta Vento Amarelo virou o meu xodozinho da literatura, que garota maravilhosa. Vocês precisam conhecer esse pequeno prodígio rs.

   Eu amei essa leitura do início ao fim, devorei as 562 páginas como se a minha vida dependesse disso, como se eu fosse a própria Mirta tentando encontrar a chave de todos os segredos que existem em Virídea.

   Se eu recomendo? De olhos fechados e com o coração aberto. É um livro incrível e que necessita ser lido pelo máximo de pessoas que habitam o planeta terra. E aproveitem que o livro está com frete grátis. 

   Essa foi uma leitura em trio com as Mirteiras mais lindas da face da terra, e vocês conferem a resenha delas indo no blog de cada uma. Marina e Renata, amei conhecer essa história linda com vocês.


Detalhes

Páginas: 564
Autor: André Regal
Editora: Chiado
Skoob

Comentários

  1. Se você recomenda de olhos fechados, eu já vou colocar na lista. Nunca li história com dragões, acho que já falei algumas vezes (ou não) que eu não leio muito o gênero fantasia, mas quero começar a pegar mais do gênero esse ano e estou com alguns livros aqui. Eis mais um que logo vou adquirir pra ler em breve. Belíssima resenha <3

    ResponderExcluir
  2. Own que fotos mais lindas! E que palavras mais acertadas, Kaka!
    Eu adorei a parte que você disse que o André conseguiu inovar e, ao mesmo tempo, trazer um pouco do antigo para a história. Tive a mesma sensação, que ele pegou elementos comuns e os deu uma roupagem tão nova e com uma sintonia tão boa, que trouxe essa sensação incrível!
    Amei a resenha, ler com você e fazer parte das Mirteiras! <3
    xoxo

    ResponderExcluir

Postar um comentário