Dândis de Selma


RESENHA

   Sendo considerado o esporte mais popular do mundo, onde milhões de pessoas acompanham, sejam nos estádios ou na televisão, alguns ainda pensam que o futebol é algo único e exclusivo do universo masculino. Mas se engana quem pensa que as mulheres estão de fora desse universo dos gramados, e nossa personagem principal é a prova viva disso.

   Selma é formada em Educação física, porem nunca gostou de futebol. Desempregada e precisando de um emprego, uma entrevista no Estádio Gonzagão lhe cai do céu. Norberto, o presidente do clube era um colega de faculdade por quem Selma nutria certo desprezo, mas as circunstancias fizeram com que ela engolisse esse sentimento e ligasse para o antigo colega á procura de um emprego no Clube de Regatas Portenho.

   Com a promessa de um salário baixo, Selma aceita se tornar a nova treinadora do pior clube do recinto. Afinal, é melhor um peixe na mão do que dois voando né? Haha. A nova contratação deixou muitas pessoas indignadas, como se o fato de ser mulher não tornasse ela capaz de treinar um clube de futebol, mesmo que seja o pior clube da cidade.


“Que Selma não é da cidade, eles acertaram, embora ainda não tenham certeza. O pior, entretanto, e disso eles tampouco têm ideia, é que ela nunca foi a um estádio de futebol, só acompanha tática pela tevê, sempre confunde a quantidade de jogadores titulares e tem sérias dúvidas sobre em qual parte do campo joga o tal do volante.”

   Disposta a fazer uma repaginação no time, nos jogadores e no local inteiro, Selma mostra que ser mulher não é empecilho para nada, pelo contrario, é uma dádiva. Em meio a varias situações, aparece um ex-namorado louco que quer vingança a todo custo, um adolescente envolvido com o crime e que encontra no futebol uma forma de mudar de vida.

“Dizem que quanto maior a dificuldade, maior a êxtase do êxito. Êxtase do êxito. Feio isso. Ela ri.”


   Um livro divertido, uma narrativa engraçada e que aborda vários aspectos reais da sociedade e que muitas vezes passam despercebidos. O modo como o futebol (sou mulher e amo futebol desde que me entendo por gente, Galo doido é meu amor) foi retratado é algo lindo e cômico, que prende o leitor a narrativa.

   O final me deixou com muita curiosidade por mais sobre a história, preciso saber sobre o futuro do Dândis de Selma, aquela galera de Peroba vai deixar saudades, principalmente um certo personagem que só queria um destino diferente.











Detalhes

Páginas: 172
Autor: Nicolás Irurzun
Contato com o autor: aqui e aqui.
Onde encontrar: Skoob, Amazon, Americanas, Submarino
Editora: Giostri

Comentários

  1. Você e essas suas resenhas instigando. Até eu fiquei curiosa e queria mais do livro. Será que vai rolar continuação?

    Não ligo pra futebol Kaka... raramente na copa! hehe Não desiste de mim!

    Já disse que amo os lugares inusitados que você escolhe pra colocar o nome do ig?haha Já! Eu sei! Mas eu amo! Haha

    Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário